segunda-feira, 18 de março de 2013

Pedra do Mês- Março- Água Marinha

A Água Marinha é a pedra associada ao mês de Março é designada para as bodas de  15 anos de casamento, de acordo com a tabela oficial de bodas do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos). 

Link da Imagem



Segundo a lenda, água-marinha era o tesouro das sereias e tinha o poder de manter marinheiros em segurança no mar. Acredita-se também que possua uma série de outras propriedades místicas, incluindo a capacidade de ajudar os casais a suavizar suas diferenças; proteger contra as astutas ciladas do diabo; dores de cabeça, insônia e outras doenças; acelerar o intelecto, e atrair novos amigos. É o símbolo de juventude, saúde, esperança e fidelidade. 
Água Marinha é encontrado em uma variedade de tons de azul, do pastel pálido ao azul-esverdeado ao azul profundo. Cores mais profundas são incomuns em tamanhos menores, geralmente uma pedra maior é necessária para manter um tom mais escuro. As águas-marinhas mais valiosas são aquelas exibindo um azul mais profundo, puro, sem matizes verdes. Estes são mais raras e, portanto, mais valiosa.

Informações a respeito do Berilo transcritas de  http://www.rc.unesp.br/museudpm/banco/grm.html 

Fórmula Química - Be3Al2Si6O18
Composição -13,96% de BeO, 18,97% de Al2O3, 67,07% de SiO2
Cristalografia - Hexagonal
Classe - Bipiramidal diexagonal
Propriedades ópticas - Uniaxial negativo
Hábito - Prismático, estriado, colunar, granular.
Clivagem - Imperfeita em {0001}
Dureza - 7,5 - 8
Densidade relativa - 2,6 - 2,8
Fratura - Conchoidal
Brilho - Vítreo, resinoso
Cor - Verde-esmeralda (esmeralita), verde-pálido, azul (água marinha), amarelo, branco, vermelho-rosa pálido (morganita), incolor
Associação - Associado a quartzo, lepidolita, muscovita, turmalinas, cassiterita.
Propriedades Diagnósticas - Cor, hábito ( em geral colunar), dureza, clivagem, propriedades ópticas.
Ocorrência - Encontrado em cavidades de granitos e granitos pegmatíticos. Ocorre também em nefelina-sienitos, micaxistos e margas.
Usos - Gema (esmeralda, água marinha, morganita) e fonte do elemento berilo.

Abaixo a estrutura do berilo:

Link da Imagem

Para ilustrar a ametista novamente recorri a uma joia encantadora  da Piaget o  Anel Limelight "Blue Lagoon" cocktail  o anel é parte da coleção de anéis inspirados em drinks e coquetéis famosos.

O anel Limelight de inspiração no cocktail "Blue Lagoon" é confeccionado em ouro branco 18K com uma linda água-marinha de lapidação almofada (cerca de 28,03 ct) representando o curaçau, representando um lindo cacho de groselhas temos 13 opalas de fogo na lapidação brilante (aprox. 3,18 ct) e 58 diamantes também na lapidação brilhante (cerca de 1,36 ct) nas laterais do anel. Mas uma peça magnífica com detalhes deslumbrantes da Piaget.
A Piaget é uma relojoaria Suíça que desde 1874 produz artigos de luxo enfatizando a criatividade, a imaginação e a ousadia com maestria, inicialmente só com a linha de relógios e a partir de 1960 também com coleções de joias inovadoras.

Aqui no Brasil a Grife Piaget é representada pela  Grifith que possui lojas em São Paulo e em Brasília. Confira os endereços e contatos AQUI.

Abaixo algumas informações a respeito da Água Marinha extraídas e transcritas de http://www.lendaviva.com.br/site/frame/aguamarinha.html 

Água Marinha                                                                     


Tipo: Pedra de Amor e Felicidade , Talismã dos Marinheiros e Amantes, Regeneração da aura e alma.
Grupo: Quartzo.
Dureza: 7,5-8.
Materiais de origem: Alumínio, berílio, silicato com cromo , traços de magnésio.
Coloração: Azul-marinho, azul-claro, azul-esverdeado, translúcido até transparente.
Locais onde é encontrada: Afeganistão, Brasil, Madagascar.
Crenças e mitos: A Água-Marinha encontra-se há milhares de anos entre as mais apreciadas pedras de adorno e de cura . Ela recebeu seu nome das palavras latinas “Aqua “ (Água) e “Mare “ (Mar), o que significa água do mar. Os antigos gregos apreciavam-na como símbolo da limpeza, amor e como proteção da sorte no matrimônio. Eles designavam como pedra protetora das sereias. Os árabes apreciavam essa pedra como símbolo da alegria , que trazia ao seu portador paz, alegria e felicidade.
Efeitos terapêuticos para o corpo: A Água-Marinha cura especialmente as moléstias das vias respiratórias, tais como: asma, bronquite, moléstia dos pulmões, e também dores do pescoço e dos membros. Colocada embaixo do travesseiro, ela acalma os nervos e propicia um sono calmo e repousante. 
Efeitos terapêuticos para a psique: A Água-Marinha minora as depressões e fortalece a autoconsciência. Nos casos de matrimônios e de parcerias, ela é uma pedra que torna mais profundos o amor e a fidelidade e também os fortalece em tempos difíceis . Na meditação , ela é muito apreciada e é considerada a pedra da clareza, penetrando de maneira muito regeneradora e rejuvenescedora na aura e na alma. Ela preenche a vida com mais sorte e entusiasmo. 
Indicada para: Sensação de bem-estar, boa disposição de espírito, clareza do pensamento, tolerância, combate a depressões, favorece parcerias, amor, fidelidade. Gânglios linfáticos, glândula tireoide, perturbações do metabolismo, vias respiratórias, olhos, vasos sanguíneos, brônquios, pescoço, pele, coração, mandíbula, pulmão, nuca, dentes, gengivas, células. 
Formas existentes: Pedra bruta, lapidada, pêndulo, pingente, cordão. 
Signos: Touro (21/4 a 20/5), Gêmeos (21/5 a 20/6), Libra (23/9 a 22/10), Escorpião (23/10 a 21/11), Aquário (21/1 a 10/2), Peixes (20/2 a 20/3). 
Profissões: Ator, Cantor, Dentista, Jornalista, Mergulhador, Secretária, Terapeuta Alternativo, Telefonista. 
Planeta: Lua. 
Meses: Março e Outubro. 
Chacras: Laríngeo: localiza-se na garganta, sua cor é azul claro e suas funções são relacionadas ao som, a vibração e a comunicação.

2 comentários:

  1. Que lindas essas pedras, cor muito linda!
    Também sou de Curitiba/PR.
    Já estou te seguindo!
    Vem conhecer meu cantinho e se gostar segue:
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Janaína! Obrigada pela visita! As águas marinhas são gemas muito lindas mesmo! Seja bem vinda! Até mais... ;)

      Excluir