segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pedra do Mês- Fevereiro- Ametista

A Ametista é a pedra associada ao mês de Fevereiro é designada para as bodas de  Primeiro ano de casamento, de acordo com a tabela oficial de bodas do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos). 

Link da Imagem


A ametista é uma variedade de quartzo violeta com variações de tons do lilás mais claro ao púrpura. Sua coloração é proveniente da presença de Ferro +3. Também podem ser encontradas as chamadas ametistas verdes que recebem o nome de prasiolita.

A ametista é uma das mais famosas gemas do grupo do quartzo, as chamadas pedras brasileiras. Elas são maravilhosas, lindas, enigmáticas e atraem o olhar. As ametistas são gemas associadas a espiritualidade sendo a pedra presente nos anéis dos bispos da Igreja Católica.


Link da Imagem



Informações a respeito do Quartzo transcritas de http://www.rc.unesp.br/museudpm/banco/silicatos/tectossilicatos/quartzo.html

Fórmula Química - SiO2
Composição -  46.74 %  Si, 53.26 %  O
Cristalografia - Trigonal 

Classe - Trapezoédrica
Propriedades Ópticas - Uniaxial positivo
Hábito - Granular, prismático, compacto etc.
Clivagem -  Imperfeita segundo {1011} ou {0111}
Dureza - 7
Densidade relativa - 2,65
Fratura - Conchoidal
Brilho - Vítreo
Cor - Incolor, branco, púrpura, preto, cinza, leitoso, etc.
Associação -
 Feldspato, piroxênios, anfibólios, micas etc.
Propriedades Diagnósticas -
Brilho, fratura conchoidal, forma dos cristais, transparência e propriedades óticas.
Ocorrência - É gerado por processos metamórficos, magmáticos, diagenéticos e hidrotermais.

A estrutura do quartzo em duas representações equivalentes.

Link da Imagem


Para ilustrar a ametista novamente recorri a uma joia encantadora  da Piaget o  Anel Limelight "Blue Moon" cocktail  o anel é parte da coleção de anéis inspirados em drinks e coquetéis famosos.


O anel Limelight "Blue Moon"  em ouro branco 18K  com uma linda ametista oval (cerca de 25 ct), 100 esmeraldas redondas (aprox. 1,49 ct), 296 diamantes na lapidação brilhante  (cerca de 1,46 ct), uma safira amarela que está no miolo da flor (aprox. 0,30 ct), e uma calcedônia branca esculpida no formato de flor. 

Sendo a ametista uma gema mais que especial, é claro que a coleção de anéis da Piaget  inspirados em drinks e coquetéis famosos, teria mais de um modelo com a ametista como gema central. Confiram abaixo, a fofura que é o Anel Limelight  "Blueberry Daiquiri" cocktail.

Link da Imagem
 
O anel Limelight "Blueberry Daiquiri" em ouro branco com uma ametista retangular (26,95 quilates)  todo cravejado por 121 diamantes na lapidação brilhante (0,80 quilates), com 30 safiras rosas no guarda chuva (0,31 quilates) e um rubi cabochão no centro do guarda chuva (0,04 quilates).

A Piaget é uma relojoaria Suíça que desde 1874 produz artigos de luxo enfatizando a criatividade, a imaginação e a ousadia com maestria, inicialmente só com a linha de relógios e a partir de 1960 também com coleções de joias inovadoras.

Aqui no Brasil a Grife Piaget é representada pela  Grifith que possui lojas em São Paulo e em Brasília. Confira os endereços e contatos AQUI.

Abaixo algumas informações a respeito da Ametista extraídas e transcritas de http://www.lendaviva.com.br/site/ametista.html 

Ametista                                                         

Tipo: Calmante, Afasta a negatividade, Transmite paz e harmonia.
Grupo: Quartzo.
Dureza: 7.
Materiais de origem: Sílica, dióxido com ferro, manganês, titânio, cálcio, magnésio, traços com cromo.
Coloração: Violeta-claro, até escuro, translúcido até transparente.
Locais onde é encontrada: Brasil, Madagascar, Namíbia, Sri Lanka, Uruguai, EUA.
 
Crenças e mitos: O seu nome vem do grego “Amethistos”, que significa “não bêbado”. Os gregos acreditavam que essa pedra os protegia de feitiçaria, nostalgia, maus pensamentos, embriaguez, e da penetração dessas forças sobre o espírito. Acreditavam também que essa pedra podia transformar maus pensamentos em otimismo¸ libertando-nos de falsos amigos.
 
Efeitos terapêuticos para o corpo: A Ametista exerce efeito calmante sobre o coração e os nervos, melhorando a capacidade de concentração. É benéfica no caso de enxaquecas e pressões por “estresse”. Se colocada embaixo do travesseiro, proporciona sono calmo e protege contra pesadelos. A água da Ametista cuida e protege a pele e impede a queda do cabelo.

Efeitos terapêuticos para a psique: A Ametista faz com que seu portador possa fazer juízos corretos, favorece e fortalece verdadeiras amizades, ao mesmo tempo que afasta falsos amigos. As Ametistas difundem através de sua irradiação mais harmonia, senso de coesão da família, calor e sensação de renascimento. Durante a meditação, ela transmite impulsos agradáveis a respeito de alegria de viver, de participação e solução de problemas. Ao mesmo tempo, ela transmite um alto grau de paz, alegria, calma e harmonia. Um cordão de Ametistas infunde mais temperamento e uma difusão irresistível.

Indicado para: A autocontemplação, sensação de liberdade, fluxo do pensamento, sensação de comunhão, senso de correção, consciência da divindade, harmonia, sono, autocontrole, consciência do autovalor, tolerância. Pâncreas, vasos sanguíneos, coração, cabelos, pele, cabeça, circulação, fígado, nervos, estresse.

Formas existentes: Pedra bruta, lapidada, pêndulo, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.

Signos: Áries (21/3 a 20/4), Virgem (23/8 a 22/9), Sagitário (22/11 a 21/12), Capricórnio (22/12 a 20/1), Peixes (20/2 a 20/3).

Profissões: Artista, Astrólogo, Ministro, Político, Psicólogo, Secretária, Historiador, Professor, Teólogo, Filósofo, Nutricionista.

Mês: Fevereiro.

Planetas: Mercúrio, Júpiter e Netuno.

Chacras: Coronário: localiza-se em cima da cabeça, suas cores são violeta e branco e sua função principal revitalizar o cérebro. Frontal ou terceiro olho: localiza-se entre as sobrancelhas, suas cores são violeta escuro, índigo e anil e suas função é revitalizar a visão.

Para outras informações os links das referencias consultadas: 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário