terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Pedra do Mês- Dezembro- Turquesa

São duas as gemas associadas ao mês de dezembro, a Turquesa e a Tanzanita. A Turquesa é designada para as bodas de  26 anos de casamento, e  a Tanzanita é atribuída as bodas de  46 anos; de acordo com a tabela oficial de bodas do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos). 
Para facilitar a organização irei primeiro escrever a respeito do Turquesa e em outro momento a respeito da Tanzanita.

Link da Imagem


A Turquesa é uma gema que normalmente recebe a lapidação cabochon devido ao brilho céreo que a gema apresenta. As turquesas podem apresentar diferentes tonalidades desde o azul até tons de verde, sendo as de tonalidade azul as mais valiosas. 
A gema Turquesa também nomeia uma cor homônima, o chamado azul turquesa que é um azul límpido, luminoso e hipnotizante; impossível não se apaixonar.

As turquesas mais valiosas, devido a maior qualidade e a tonalidade uniforme, são  as Iranianas, onde as jazidas encontram-se quase que esgotadas.

Também no Arizona podem ser encontradas grandes jazidas de Turquesas. Uma das mais famosas é a chamada Sleeping Beauty. As Turquesas Sleeping Beauty são extraídas de uma mina cuja montanha é chamada de Sleeping Beauty pois lembra uma moça adormecida. Atualmente essa mina é a maior fonte de turquesas naturais do mundo. 

Abaixo um vídeo demonstrando o processo de mineração, classificação e seleção das Turquesas Sleeping Beauty... é emocionante.



Características gerais da Turquesa, extraídas e transcritas de http://www.rc.unesp.br/museudpm/banco/fosfatos/turqueza.html

Fórmula Química - CuAl6(PO4)4 (OH)8.5H2O
Composição -Fosfato de alumínio e cobre hidratado. 34,9% P2O5 , 37,6% Al2O3 , 9,7% CuO , 17,7% H2O.
Cristalografia – Triclínico
Classe – Pinacoidal
Propriedades Ópticas - Biaxial positivo
Hábito - Amorfo a criptocristalino.
Clivagem - Em duas direções, imperfeitas
Dureza - 5 – 6
Densidade relativa - 2,6 – 2,8
Fratura – Subconchoidal
Brilho - Céreo a opaco.
Cor - Azul celeste, verde azulado a verde maçã.
Associação - Associada a apatita, minerais aluminosos e feldspáticos.
Propriedades Diagnósticas - Solúvel em ácido apenas após a queima, dureza baixa e brilho.
Ocorrência - Mineral de origem secundária encontrado em veios e pequenas massas em rochas vulcânicas parcialmente decompostas por processos hidrotermais de baixa temperatura.
Usos - Pedra preciosa.

A estrutura da Turquesa. A imagem abaixo foi obtida a partir de um recorte da original disponível no link: http://www.cerrilloshills.org/minerals/tgenesis.html


Imagem Modificada da Original disponível neste Link.

Para ilustrar a beleza desta gema maravilhosa uma sequência de joias de vários estilos e valores...

Uma joia histórica.


Link da Imagem

Esta coroa de turquesas iranianas e diamantes era uma das peças que fazia parte do conjunto de presentes de casamento de Napoleão a sua noiva a Imperatriz Marie-Louise.
A coroa originalmente continha esmeraldas que foram substituídas pela Van Cleef & Arpels  pelas turquesas iranianas de tamanhos e formas correspondentes.
A tiara Marie-Louise está agora localizado no Museu americano do Instituto Smithsonian de História Natural, em Washington DC.

Uma joia clássica.


Link da Imagem

O lindo par de brincos apresenta uma turquesa iraniana oval cabochon emoldurada por diamantes redondos, com classificação de cor F e de clareza VS1, que totalizam cerca de 1.75ct. As dimensões do brinco são 23 milímetros x 17,5 milímetros pesando 11,4 gramas.

Uma joia moderna.


Link da Imagem


Lindíssimo par de brincos em Prata no formato navete com Diamantes Ice totalizando 99 Pts, Turquesa e Banho em Ródio Negro. Disponível a venda neste Link.

Uma joia de Turquesa Arizona - montagem minha.



Colar de turquesas Arizona naturais esféricas de 6mm com 45 cm de comprimento e com extensor de 7cm em corrente e fecho lagosta folhada a paládio. Brinco pino encaixe com turquesa 8mm folhado a  paládio. Disponível a venda neste Link.


Abaixo algumas informações a respeito da Turquesa extraídas e transcritas de  http://www.lendaviva.com.br/site/turquesa.html

 Turquesas 


Grupo da Apatita. 
Sistema: Triclínico.
Composição química: Fosfato de alumínio, potássio contendo cobre.
Cor: Azul celeste, azul esverdeado, verde maçã.


Clareza na comunicação. Expressão emocional equilibrada. Protege quem a usa de vibrações perniciosas. Usada na meditação ajuda a intuição. Suas qualidades são as de proporcionar uma sensação saudável ao organismo e de transmitir uma sensação de bem-estar e alegria. Quando apresenta estrias ou manchas por inclusões de prata, tem suas vibrações intensificadas em benefício do campo emocional, ativando-o e oferecendo perspectivas mais esperançosas em relação ao futuro. Quando apresenta inclusões de cobre, converte-se num condutor que equilibra o funcionamento do sistema respiratório e normaliza os pulmões. Em geral, esta pedra contribui nas experiências relacionadas com a memória e o resgate de vivências do passado. Cria força, protege e ajuda a comunicação.

Signo: Todos.
Profissões: Educador, Operário, Político, Veterinário.
Planetas: Vênus e Urano.
Meses: Julho e Dezembro.
Chacras: Quinto. 


Para outras informações os links das referencias consultadas: 
http://www.sleepingbeautymine.com/index.html 



http://morgansjewelers.wordpress.com/2012/01/07/december-birthstone/ 


http://www.infojoia.com.br/news_portal/noticia_11703 

http://www.allaboutgemstones.com/semi-precious_gems_turquoise.html 

http://www.allaboutgemstones.com/_gems_napoleon_crown.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário