quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Pedra do Mês- Novembro- Topázio

Na verdade, encontrei duas gemas associadas ao mês de novembro. O topázio e o citrino. O topázio azul é designado para as bodas de 2 anos de casamento, o topázio imperial ao 5º ano de casamento e o Citrino é atribuído as bodas de 7 anos de acordo com a tabela oficial de bodas do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos). 
Para facilitar a organização irei primeiro escrever a respeito do Topázio e em outro post a respeito do Citrino.


Link da imagem

Os topázios são gemas maravilhosas que apresentam uma grande variedade de cores.
Representam a luz e o otimismo. As suas propriedades terapêuticas diferem com suas cores.

A seguir algumas informações transcritas de http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/Top%C3%A1zio a respeito dos Topázios.

Topázio: s. m. Min.- Mineral. Silicato hidratado de alumínio e flúor de fórmula química Al2SiO4(F,OH)2. Apresenta-se em várias cores: azul, amarelo, incolor. A variedade de cor amarela avermelhada é conhecida como topázio imperial, sendo muito apreciada em joalheria. O topázio imperial é extraído em Minas Gerais. 

Propriedades Físicas
  • Brilho: vítreo
  • Clivagem: perfeita segundo uma direção
  • Cor: incolor, azul claro, amarelo, amarelo avermelhado, vermelho
  • Diafanidade: transparente, translúcido
  • Dureza (Escala de Mohs): 8 (pertence à escala)
  • Densidade: 3,4 a 3,6 g/cm3
  • Fratura: conchoidal, irregular
  • Hábito: prismático estriado
  • Tenacidade:
  • Traço:branco
Propriedades Óticas e Cristalográficas
  • Sistema Cristalino:Ortorrômbico, biaxial positivo
Propriedades Químicas:
  • Classe:silicato
  • Composição:silicato hidratado de alumínio e flúor
  • Fórmula Química-Al2SiO4(F,OH)2
  • Elementos Químicos: silício, alumínio, flúor, hidrogênio e oxigênio.
Abaixo a figura que representa o sistema cristalino do Topázio.

Link da Imagem
Clássico Havaí Cocktail, Blue Hawaiian sempre faz um respingo colorido como coquetel para casamentos de Maui. 

 Para ilustrar o Topázio azul em uma joia escolhi o surpreendente Anel Limelight "Blue Hawaiian" da Piaget o anel é parte da coleção de anéis inspirados em drinks famosos.
Blue Hawaiian - Este drink foi inventado em 1957 pelo barman, Yee, em Waikiki, que é obtido a partir de uma mistura de azul Curaçao , Suco de abacaxi, vodka e rum. Fonte: Aqui.

A Piaget é uma relojoaria Suíça que desde 1874 produz artigos de luxo enfatizando a criatividade, a imaginação e a ousadia com maestria, inicialmente só com a linha de relógios e a partir de 1960 também com coleções de joias inovadoras.

Aqui no Brasil a Grife Piaget é representada pela  Grifith que possui lojas em São Paulo e em Brasília. Confira os endereços e contatos AQUI.

O esplendoroso e bem humorado anel Limelight "Blue Hawaiian" todo em ouro branco 18K com uma flor calcedônia branca com o miolinho de safira amarela (aprox. 0,05 ct), um topázio azul (aprox. 37,5 ct),   e 121 diamantes na lapidação brilhante (aprox. 0,81 ct). Reparem a gracinha do canudinho, que amor! Esse é um do modelos mais baratos da coleção vendidos por $14000!

Link da Imagem

Não deixem de assistir o vídeo da coleção inspirada em drinks famosos " Limelight Cocktail Inspiration Ring" para conhecer os demais modelos. Estou apaixonada pela coleção, é maravilhosa e inusitada!



Anel magnífico em platina com um topázio Imperial natural sem nenhum tipo de tratamento com 7,18cts com 14 diamantes.

Ring, Platinum Imperial Topaz 1pc 7.81ct Untreated Diamond 14 pc
US $25,000



Abaixo algumas informações a respeito do Topázio Azul extraídas e transcritas de http://www.lendaviva.com.br/site/frame/topazioazul.html

Topázio Azul

Aumenta a capacidade telepática, Felicidade, Bom humor. 
Grupo: Topázio.
Dureza: 8.
Materiais de origem: Alumínio com conteúdos de flúor, sílica com ferro, cromo, titânio, vestígios de estanho.
Coloração: Branco, azul-claro, azul, translúcido até transparente.
Locais onde é encontrada: Paquistão, Japão, Madagascar, Austrália, México, Sri Lanka, EUA, Brasil.

Crenças e mitos: Segundo os gregos, reuniram-se no Topázio-Azul os deuses do céu e da terra, onde deliberavam sobre a exclusão dos males para fazer com que o céu e todos os mares aparecessem transparentemente azuis. O Topázio-Azul prevenia seu portador contra falsos amigos, bruxarias e mau-olhado. Em caso de trovoada, o Topázio-Azul ficava eletrizado e com sua força unia o céu e a terra.
Efeitos terapêuticos para o corpo: O Topázio-Azul ajuda em casos de inflamação do pescoço, nariz e garganta. Previne contra o aumento do pâncreas e minora dores de cabeça. Protege a laringe, os canais respiratórios e alimentares. Ajuda em casos de hemorróidas, varizes e gota.
Efeitos terapêuticos para a psique: O Topázio-Azul desperta as nossas capacidades musicais e é muito prezado por cantores, pintores e artistas teatrais, como pedra de sorte e de proteção. Segundo as lendas o Topázio-Azul constitui a ligação entre céu e terra e proporciona uma ligação harmônica com os meios ocultos. Aos artistas cênicos, ele traduz muito sucesso no palco. Suas suaves flutuações harmonizam nossa vida emocional. Na meditação, ativa em pessoas sensíveis a capacidade de perceber coisas distantes e aumenta a capacidade telepática, proporcionando alegria no estabelecimento de contatos.
Indicado para: Esclarecimentos de ideias confusas, inspiração, clareza, limpeza, calma, sono, sensação de valor próprio. Brônquios, pescoço, pele, laringe, pulmões, sistema nervoso, mucosa, cordas vocais, veias.

F
ormas existentes: Pedra bruta, lapidada, pingente.
Signos: Sagitário (22/11 a 21/12).
Profissões: Bioquímico, Farmacêutico.
Planeta: Vênus.
Chacras: Quinto.
Abaixo algumas informações a respeito do Topázio Imperial extraídas e transcritas de http://www.lendaviva.com.br/site/frame/topazioimperial.html

Topázio Imperial

Afasta influência negativa, Transmite felicidade, Harmoniza a aura. 
Grupo: Topázio.
Dureza: 8.
Materiais de origem: Alumínio que contenha flúor, sílica com ferro, cromo, titânio, vestígios de zinco.
Coloração: Ouro, amarelo-dourado, marrom-claro, amarelo-rosado, translúcido até transparente.
Locais onde é encontrada: Paquistão, Japão, Madagascar, Austrália, México, Sri Lanka, EUA, Brasil.


Crenças e mitos: O Topázio-Imperial ou Topázio-Ouro é conhecido há milhares de anos e os antigos gregos chamavam-no de “brilho da terra”, acreditando que no mesmo tenha sido captada a luz da terra e que essa pedra trazia ao seu portador luz para a escuridão, alegria de viver e otimismo.
Efeitos terapêuticos para o corpo: O Topázio-Imperial ou Topázio-Ouro fortalece todo o organismo. Previne o coração, a circulação sanguínea, o fígado e a bexiga contra moléstias e minora fraquezas da circulação e pressão arterial baixa. Minora a asma, harmoniza e acalma o sistema nervoso e ativa o sistema imunológico.

Efeitos terapêuticos para a psique: O Topázio-Imperial previne contra o sono inquieto, perda de sono, sonambulismo, depressões, esgotamento crônico. Através do sono mais profundo, ele atua mais positivamente sobre o mau humor e a irritabilidade. Oferece ao seu portador mais alegria, paz e bom humor. Na meditação, ele é um portador de luz para níveis mais altos e é extraordinariamente apropriado para descontração, relaxamento, proporcionando uma calma profunda para regenerar o corpo.
Indicado para: Relaxamento de tensões, sensação de consciência, sensação de valor próprio, força de luz, espontaneidade. Perda de sono, falta de ar, bronquite, moléstias do resfriamento, infecções do sistema respiratório, pâncreas, nível de açúcar no sangue, cérebro, coração, costas, mucosa, manchas solares, sistema digestivo.

Formas existentes: Pedra bruta, lapidada, pingente, cordão.
Signos: Áries (21/3 a 20/4), Touro (21/4 a 20/5), Gêmeos (21/5 a 20/6), Leão (22/7 a 22/8), Escorpião (23/10 a 21/11), Sagitário (22/11 a 21/12).
Profissões: Ator, Comunicador, Publicitário, Dona-de-casa, Funcionário Público, Médico, Vendedor.
Planetas:
Sol, Mercúrio e Júpiter.
Mês: Novembro.
Chacras: Terceiro.



Para outras informações os links das referencias consultadas: 

http://www.gemstones-guide.com/Topaz.html 
 
http://www.lendaviva.com.br/site/frame/topazioimperial.html

http://www.lendaviva.com.br/site/frame/topazioazul.html

http://www.gemselect.com/gem-info/topaz/topaz-info.php 

http://www.joiabr.com.br/gem/0905.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário