segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Pedra do Mês- Novembro- Citrino

Como já escrevi anteriormente encontrei duas gemas associadas ao mês de novembro. O topázio e o citrino. O topázio azul é designado para as bodas de 2 anos de casamento, o topázio imperial ao 5º ano de casamento e o Citrino é atribuído as bodas de 7 anos de acordo com a tabela oficial de bodas do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos). 
Para facilitar a organização primeiro escrevi a respeito do Topázio, confiram AQUI e agora a respeito do Citrino.

Link da Imagem
O citrino é uma variedade de quartzo amarelo com variações de tons até o laranja e muito raramento até o vermelho. A coloração deve-se a presença de ferro.

Informações a respeito do Quartzo transcritas de http://www.rc.unesp.br/museudpm/banco/silicatos/tectossilicatos/quartzo.html

Fórmula Química - SiO2
Composição -  46.74 %  Si, 53.26 %  O
Cristalografia - Trigonal 

Classe - Trapezoédrica
Propriedades Ópticas - Uniaxial positivo
Hábito - Granular, prismático, compacto etc.
Clivagem -  Imperfeita segundo {1011} ou {0111}
Dureza - 7
Densidade relativa - 2,65
Fratura - Conchoidal
Brilho - Vítreo
Cor - Incolor, branco, púrpura, preto, cinza, leitoso, etc.
Associação -
 Feldspato, piroxênios, anfibólios, micas etc.
Propriedades Diagnósticas -
Brilho, fratura conchoidal, forma dos cristais, transparência e propriedades óticas.
Ocorrência - É gerado por processos metamórficos, magmáticos, diagenéticos e hidrotermais.

A estrutura do quartzo em duas representações equivalentes.

Link da Imagem


Para ilustrar o Citrino novamente recorri a uma joia encantadora  da Piaget o  Anel Limelight "Whisky on the Rocks"  o anel é parte da coleção de anéis inspirados em drinks famosos.

O Charmoso e bem humorado anel Limelight "Whisky on the Rocks"  em ouro amarelo 18K com um  citrino (aprox. 27 ct), com duas pedras de gelo de  quartzo em forma de cubos de gelo (cerca de 1,9 ct) e 100  diamantes na lapidação brilhante (aprox. 0,74 ct). Uma fofura! Esse é um do modelos mais baratos da coleção vendidos por $17000!


Link da Imagem

A Piaget é uma relojoaria Suíça que desde 1874 produz artigos de luxo enfatizando a criatividade, a imaginação e a ousadia com maestria, inicialmente só com a linha de relógios e a partir de 1960 também com coleções de joias inovadoras.

Aqui no Brasil a Grife Piaget é representada pela  Grifith que possui lojas em São Paulo e em Brasília. Confira os endereços e contatos AQUI.

Para contemplar as duas gemas associadas ao mês de novembro, um lindo anel em ouro branco e ouro amarelo 18k com uma gema de citrino e outra de topázio. Essa joia está disponível no Medalhão Persa por  R$ 2301,75.

Link da Imagem

Abaixo algumas informações a respeito do Citrino extraídas e transcritas de http://www.lendaviva.com.br/site/citrino.html


Citrino 
Tipo: Pedra do sucesso profissional, Combate, Energias negativas, Proporciona paz interior.
Dureza: 7.
Materiais de origem: Sílica, dióxido com ferro, manganês, cálcio, titânio.
Coloração: Amarelo-claro até marrom-dourado, marrom-avermelhado, transparente até translúcido.
Locais onde é encontrada: Brasil, Colômbia, EUA, Madagascar.
Crenças e mitos: Através da inclusão de manganês e titânio, as altas temperaturas e a grande pressão atribuem ao Citrino sua cor amarelada. O nome Citrino vem do grego e significa “pedra de limão”. Os legionários romanos usavam essa pedra sobre o peito para se resguardarem de maus olhares e de intrigas de invejosos. Até a Idade Média o Citrino foi usado como pedra de sorte, que deveria proporcionar vida eterna.
Efeitos terapêuticos para o corpo: O Citrino tem efeito desinfetante e fortalece o metabolismo. Através do seu efeito regenerativo sobre o metabolismo e a digestão, tem também propriedades fortalecedoras sobre o fígado e ameniza perturbação de hormônios, da digestão e moléstias das glândulas. Protege os neonatos contra as doenças. A água enriquecida com Citrino também é apropriada para problemas do cabelo em geral.
Efeitos terapêuticos para a psique: Fortalece pessoas sensíveis, proporciona raciocínio claro antes de provas, abertura de novos caminhos, libera das pressões cotidianas e das emoções. Torna-nos mais compreensivos diante de outras pessoas. Na meditação, aproxima-se da força do Sol e abre os corações e as almas para as coisas novas. Pertence às pedras poderosas e traz muita luz para as nossas vidas.

Indicado para: Boa disposição de espírito, formas claras de pensamento, disposição para aceitar meios-termos, disposição afirmativa diante da vida, motivação, coragem, retificação das metas, disposição para o carinho, emoções, força do Sol para o coração e a alma. Vitalidade, estômago, intestino, rins, fígado, crescimento dos cabelos, musculatura, problemas dos nervos.
Formas existentes: Pedra bruta, lapidada, pêndulo, pingente, cordão.
Signos: Leão (22/7 a 22/8), Libra (23/9 a 22/10), Virgem (23/8 a 22/9).
Profissões: Comunicador, Publicitário, Funcionário Público, Terapeuta Alternativo, Vendedor.
Chacras: Plexo Solar: utilizado para se ter boa saúde, ajuda a concentração e nos estudos e também nos casos de depressão.

Para outras informações os links das referencias consultadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário