segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pedra do Mês- Outubro- Opala


A Opala é a pedra associada ao mês de outubro e as bodas de 12 anos de casamento. De acordo com a tabela oficial de bodas do IBGM. (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos).
Link da Imagem


As opalas são mineraloides amorfos de óxido de silício hidratado (sílica hidratada) de fórmula Química SiO2·nH2O. Sendo que o total de sua composição pode chegar a 30% de água. As opalas possuem dureza 5,5 a 6,5 na escala Mohs. O que mais chama atenção nas opalas é o jogo de cores que elas apresentam e quando são leitosas e não apresentam esse jogo de cores característico apresentam opalescência.

O jogo de cores é atribuído as inclusões de minusculas esferas de cristobalita na sílica. Assim as opalas são formadas por uma massa de sílica recheadas com essas minusculas esferas de cristobalita. As cristobalitas também são minerais de sílica que apresentam estrutura cristalina diferentes do SiO2. 

Abaixo a estrutura da cristobalita, os átomos de oxigênio estão representados em vermelho:

Link da Imagem

"A opala é um dos minerais que podem formar fósseis, por substituição. Os fósseis resultantes, embora possam não ser especialmente valiosos do ponto de vista científico, atraem colecionadores por sua beleza." fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Opala


Joias magníficas podem ser encontradas com as opalas. Mas me chamou muito a tenção as  da Coleção da designer Katherine Jetter uma gemóloga e designer apaixonada pelas opalas. Apresento aqui duas peças com mesmo desenho trocando a pedra central. Lindíssimos.

O primeiro o Lady Lavander com as pétalas em Opalas o miolo com 6,4cts de ametista e 2,80cts em diamantes em micro pavê e aro com tasvoritas verdes.

Link da Imagem

O segundo o Poison Berry com as pétalas em Opalas  o miolo com 4,30cts de rubelita e 2,80cts em diamantes em micro pavê e aro com tasvoritas verdes.

Link da Imagem

Abaixo um vídeo onde podemos observar todo o esplendor do jogo de cores das opalas.



Abaixo algumas informações a respeito da Opala extraídas e transcritas de http://www.lendaviva.com.br/site/frame/opala.html

Opala
Grupo: Quartzo.
Cor: Branco, cinzento, azul, verde, alaranjado, negro em parte opalascente.
Sistema: Amorfo, sem forma determinada.
Composição química: Dióxido de silício hidratado.
São extremamente sensíveis e devem ser tratadas com muito cuidado. Intensificação consciente das emoções. Aumenta a criatividade, o amor e a sabedoria. Combate o desequilíbrio emocional. Associada à paz e a conscientização. Não deve ser usada por adolescentes ou em conjunto com outras pedras. Em nível físico, aumenta a assimilação de proteínas e ajuda o combate aos problemas pulmonares. Ajuda o tratamento do autismo, da dislexia, da epilepsia e dos problemas visuais.
Signos: Câncer (21/6 a 21/7), Libra (23/9 a 22/10), Peixes (20/2 a 20/3).
Mês: Outubro
Profissões: Músico. 

http://www.opalasnordeste.kit.net/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Opala

Nenhum comentário:

Postar um comentário