quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween




Na noite da escuridão a Bruxa com a faca na mão... passava manteiga no pão!


Muito se enganam os que dizem que comemorar o Halloween é coisa de Norte Americano, o Halloween é celebrado desde 600 a.C pelos Celtas. Na verdade era uma celebração religiosa muito séria que ocorria no dia 31 de outubro data que marcava o fim do verão e assim o início do inverno um período de maior escassez de alimentos. 

O druidas os sacerdotes, se assim podemos dizer, dos Celtas acreditavam que neste dia 31 de outubro o dia  "...em que Samhain, deus celta dos mortos e príncipe das trevas, voltava com os espíritos dos não vivos. Segundo a lenda, todos que morreram ao longo daquele ano regressavam à procura de corpos vivos para possuir e usar até a próxima noite de 31 de outubro."  fonte Halloween – Origens e Lendas

Para impedir as possessões os pessoas utilizavam truques para espantar os espíritos dos desencarnados usando mascaras e fantasias que desviassem a atenção de estarem vivos, do tipo fingindo de morto... Assim o Halloween era marcado por rituais e vigílias na tentativa de apaziguar as almas atormentadas para que retornassem e encontrassem o seu devido lugar em outro plano.

A presença de outros seres como fadas, Bruxas estavam associadas também a data, pois os Celtas acreditavam na existência dessas criaturas. " Por ser considerada uma noite mística, os druidas acreditavam que outros seres da natureza, como bruxas, fadas e duendes também saiam de seus esconderijos no dia 31 de outubro para prejudicar os vivos. Mesmo com o fim da civilização celta, por motivos desconhecidos até hoje, no século I d.C., os habitantes locais permaneceram com várias de suas tradições, incluindo as celebrações e vigílias do dia 31 de outubro." fonte Halloween – Origens e Lendas

A presença das cores laranja, roxo e preto também apresentam seus significados que remontam aos Celtas.

Laranja: Energia e vitalidade a cor atraía os espíritos errantes.
Preto: utilizado e cerimonias e rituais cor dos mestres.
Roxo: espiritualidade e magia ritualística.



Neste 31 de Outubro, por via das duvidas façam cara feia para espantar os espíritos vagantes, e muitas orações para que eles encontrem o caminho de Luz!


Para saber mais a respeito  do Halloween

http://bocadoinferno.com/artigos/halloween-origens-lendas/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas

Nenhum comentário:

Postar um comentário