sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pedra do Mês - Junho - Pedra da Lua

A Pedra da Lua é a pedra associada ao mês de junho e as bodas de 9 anos de casamento. De acordo com a tabela oficial de bodas do IBGM. (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos).

Referência da Imagem

A pedra da lua ou em inglês "moonstone" ficou esquecida até o período Art Nouveau onde retornou com força total quando se passou a valorizar seu brilho branco-azulado e sua forma limpa e arredondada. Ela está presente em um grande número das criações de joias dos ourives e de mestres franceses como René Lalique e dos seus contemporâneos, estas  joias podem ser encontradas principalmente em museus e coleções particulares.

 A sua melhor lapidação é cabochão que realça seu brilho azulado particular ou sua adulerescência, nome adequado ao fenômeno deste tipo de reflexão da luz.

A pedra da lua é do grupo dos feldspato, sendo que os feldspatos são os minerais mais comuns na crosta terrestre correspondendo cerca de 60%. Os feldspatos são compostos de fórmula geral (Alcali)Al2Si2O8 e dureza em torno de 6 na escala Mohs
 
A sua estrutura é formada por redes de (Al,Si)O4 ligadas pelas extremidades na forma de um tetraedro, apresentam canais que encontram-se ocupados pelos metais terras-raras através dos álcalis azuis.
 
Estrutura dos Feldspatos







A pedra da Lua representa a energia da Lua e está associada as emoções, a fertilidade e a feminilidade. Na Índia é uma pedra sagrada e são consideradas mágicas.

O valor comercial da Pedra da Lua está associado ao seu brilho e cristalinidade, quanto mais intensa sua adulerescência e mais translucida e límpida for a pedra maior será ser valor comercial.


Acima e a direita duas exposição do mesmo anel. Uma magnífica peça em ouro 18K, diamantes e uma lindíssima pedra da lua lapidação cabochão de 2,85 cts.


Abaixo informações adicionais a respeito da Pedra da Lua, transcrito de http://www.lendaviva.com.br/site/pedradalua.html

Pedra da lua- Grupo do feldspato. 
Sistema : Monoclínico; prismático. 
Composição química: Silicato de alumínio e potássio.
Cor: Incolor, branco, amarelo, pardo claro.
Equilíbrio das emoções. O supremo equilíbrio alcançado através da neutralização das emoções negativas. Dá inspiração. Encoraja as ligações pessoais. Ajuda a suavizar e a equilibrar as emoções. Traz consciência para o fato de que todas as coisas são parte de um ciclone constantes transformações. Como um espelho, reflete nossos sentimentos para entrarmos em contato com nossas emoções e as utilizarmos com sabedoria. Combate o desequilíbrio mental. Melhora a intuição e a receptividade. Aumenta o psiquismo e facilita a abertura para assuntos espirituais. Permite-nos encontrar direção e propósito a partir do subconsciente. 

Signos: Câncer (21/6 a 21/7), Virgem (23/8 a 22/9), Libra (23/9 a 22/10), Escorpião (23/10 a 21/11), Peixes (20/2 a 20/3). 
Profissões: Artista, Dançarino, Executivo, Garçom, Policial, Psicólogo. 
Planeta: Lua. 
Mês: Junho.  
Chacra: Frontal ou terceiro olho: aumenta a intuição, desenvolvimento espiritual, aumenta a fertilidade da mulher, ajuda nos desconfortos da menopausa.


Para mais informações:
http://tudojoia.blog.br/blog/2011/06/01/pedra-do-mes-de-junho-pedra-da-lua/
http://www.lendaviva.com.br/site/pedradalua.html
http://www.ige.org/epages/ige_org.sf/es_ES/?ObjectPath=/Shops/ige_org/Products/curso-03gemologia-portugues
http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/6412-gemas-e-materiais-beleza-macroscpica-e-microscpica#.T6A4ClOsNQM
http://www.cloezcorner.com/moonstone-pedra-da-lua

Nenhum comentário:

Postar um comentário