quinta-feira, 12 de abril de 2012

Psyllium

O psyllium  é da família da Plantaginaceae e do Gênero Plantago que incluem um conjunto de 275 espécies . Mas o nome psyllium refere-se a duas espécies a Plantago Psyllium e o Plantago Ovata. A Plantago Psyllium  é também conhecida como psyllium preto, ou Plantago arenaria. A espécie Plantago Ovata também conhecida pelo nome de Plantago indiana ou psyllium branco. 
Plantago Ovata
http://www.psylliumindia.com/psyllium_facts.htm





































A parte utilizada do psyllium é a semente, mais propriamente as cascas da semente que são consideradas a parte mais nobre. Sua semente possui uma camada de 30% de uma mucilagem especial, formada por um conjunto de polissacarídeos coloidais constituídos principalmente de xilose, arabinose e ácido galacturônico. Está mucilagem especial torna-se uma espécie de gel quando em contato com a água. Assim a mucilagem na semente possui a função de reter água necessária para a sua germinação e farmacologicamente é utilizado como uma fibra solúvel, entre outras propriedades, para melhorar o transito intestinal, como por exemplo no Metamucil

Tegumento das sementes de psyllium
http://www.organicindia.com/psyllium_husk.php

O psyllium tem apresentado características muito interessantes na produção de alimentos isentos de glúten devido a alta quantidade de mucilagem, que tem a propriedade de tornar-se um gel quando em contato com água, substituindo assim a função estruturante e de liga do glúten no alimento. Há uma ótima aceitação de produtos sem glúten com psyllium, já que mantém a textura e tem palatabilidade.
A fibra solúvel presente em uma colher de psyllium equivalem a fibra presente em quatorze colheres de aveia.
O psyllium pode ser facilmente encontrado em casas de produtos naturais, onde são comercializados a granel.

Em Curitiba você poderá encontrá-lo na Pop House (click aqui par ver o mapa)
Veja também a minha receita de pão sem glúten com psyllium.

Para saber mais vejam essas Referências:

http://www.psylliumindia.com/psyllium_facts.htm

http://www.organicindia.com/psyllium_husk.php

http://en.wikipedia.org/wiki/Psyllium

http://www.botgard.ucla.edu/html/botanytextbooks/economicbotany/Plantago/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário