sábado, 31 de março de 2012

FIMO- O que são?


Uma das tendências na decoração de unhas são os fimos. Eu já postei unhas decoradas com fimos, mas afinal de contas o que são fimos? Até já existem alguns artigos publicados mas acho que ainda restam muitas dúvidas, então espero que as informações a seguir sejam úteis!

Bastões de fimos que fatiados podem ser colados na unha.



 Fatias de fimos

FIMO- é nome comercial  e marca registrada de um  polymer Clay- produzido pela Estaedtler uma industria alemã de materiais de escrever e desenhar. Um polymer clay em uma tradução literal, ou seja, ao pé da letra seria Argila de Polímero, ou argila plástica, por isso encontramos algumas definições de que os fimos são cerâmicas plásticas. Na verdade o fimo não contém nenhum componente de argila, é um plástico de PVC (cloreto de polivinila) que recebe o nome de Clay (argila) por apresentar características de modelagem e trabalho semelhantes a argila. Os fimos são moldáveis até que sejam aquecidos a aproximadamente 110 ºC durante 30 minutos quando tornam-se rígidos e podem ser cortados, perfurados, pintados, lixados e fatiados em finas camadas. 

FIMO diversos
O PVC é amplamente utilizado na construção civil nos tubos e conexões de água e esgoto, nos forros, esquadrias, portas, divisórias, revestimentos. Muito utilizado na forma de filme plástico para embalar alimentos.
O PVC é uma sigla de cloreto de polivinila é um polímero plástico obtido pela reação descrita abaixo:
http://www.institutodopvc.org/reciclagem/base.htm

Estrutura do PVC
Se você pensa que este é um produto novo, está muito enganado, tudo começou em 1939 com Käethe Kruse que era uma fabricante de bonecas e buscava um material alternativo para a fabricação da cabeça de suas bonecas.  O produto obtido não era a princípio adequado para produção em série então sua filha Sophie Rehbinder-Kruse utiliza este novo material para criar figuras, mosaicos, brinquedos e assim ela chegou ao fimo o qual ela inicialmente batizou de FIMOIK : Fi de "Fifi" que era o apelido dela, MO de massa de modelagem e IK de "mosaic" que era sua técnica favorita. Em 1954 ela montou seu primeiro kit de "argila". Em 1966 com a receita melhorada o nome passou a somente FIMO.

Resumindo então eu diria que FIMO é a massa de modelagem da Fifi ou seja de Sophie.
Peças de modelagem com Sophie



Assista um vídeo do you tube que mostra um artista plástico trabalhando a massa de FIMO.





Para outras informações consultem as Referências:

http://es.monicaresta.com/proyecto.php?id=78
http://fimo.com/FIMO_history?ActiveID=136842
http://www.rubylane.com/item/394302-LG220036/Early-Cloth-Kathe-Kruse-Doll
http://fimo.com/
http://www.kaethe-kruse.de/
http://es.monicaresta.com/proyecto.php?id=78
http://www.explicatorium.com/quimica/Polimero_PVC_Policloreto_de_vinilo.php
http://www.institutodopvc.org/reciclagem/base.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário