sábado, 28 de abril de 2012

Doença Celíaca- DC

A doença Celíaca é uma doença auto-imune crônica, resultado da intolerância ao glúten. O Glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, cevada, centeio e malte (que é pode ser obtido da cevada). A doença Celíaca é também conhecida como espru celíaco e enteropatia glúten-sensível.

O doente Celíaco nunca mais poderá ingerir nenhum produto alimentício que contenha o glúten, ou seja, o trigo, a aveia, a cevada, o centeio e o malte.
Existem a Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra), e Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil. (FENACELBRA)
Os sintomas, retirados do site Acelbra  encontram-se transcritos abaixo. Fonte Acelbra
Quais os sintomas mais comuns ? O quadro clínico da doença se manifesta com e sem sintomas. No primeiro caso, há duas formas:

A CLÁSSICA

É frequente na faixa pediátrica, surgindo entre o primeiro e terceiro ano de vida, ao introduzirmos alimentação à base de papinha de pão, sopinhas de macarrão e bolachas, entre outros industrializados com cereais proibidos. Caracteriza-se pela diarréia crônica, desnutrição com déficit do crescimento, anemia ferropriva não curável, emagrecimento e falta de apetite, distensão abdominal (barriga inchada), vômitos, dor abdominal, osteoporose, esterilidade, abortos de repetição, glúteos atrofiados, pernas e braços finos, apatia, desnutrição aguda que podem levar o paciente à morte na falta de diagnóstico e tratamento.

NÃO CLÁSSICA

Apresenta manifestações monossintomáticas, e as alterações gastrintestinais não chamam tanto a atenção. Pode ser por exemplo, anemia resistente a ferroterapia, irritabilidade, fadiga, baixo ganho de peso e estatura, prisão de ventre, constipação intestinal crônica, manchas e alteração do esmalte dental, esterilidade e osteoporose antes da menopausa.

ASSINTOMÁTICA

E se não houver sintomas? Há ainda, a doença na forma assintomática. São realizados nestes casos, exames (marcadores sorológicos) em familiares de primeiro grau do celíaco, que têm mais chances de apresentar a doença (10%). Se não tratada a doença, podem surgir complicações como o câncer do intestino, anemia, osteoporose, abortos de repetição e esterilidade.


Abaixo transcrevi uma figura das Doenças auto-imunes associadas a doença celíaca:
Fonte:http://www.riosemgluten.com/doenca_associadas.htm

A seguir estão transcritos a diversas doenças associadas a doença Celíaca: click aqui para ver a fonte


Lista de Doenças/Transtornos Seguramente Associados à Doença Celíaca 
(Fonte: www.celiac.com )
Distensão Abdominal (em crianças)
Dor abdominal, Esteatorréia
Anemia  por Carência de Ácido Fólico  / Carência de Ferro / Perniciosa (Vitamina B12)
Artralgia ou Artropatia
Artrite Reumatóide
Carcinoma de Orofaringe, Esôfago e Intestino Delgado
Espru do Colágeno
Dermatite Herpetiforme
Diabetes tipo 1
Diarréia
Síndrome de Down
Enteropatia associada a Linfoma de Células T
Atraso no crescimento (em crianças)
Hypertransaminasemia
Síndrome do Intestino Irritável
Deficiência de IgA
Nefropatia IgA
Doença de Kidne
Hepatopatia
Baixa Massa Óssea
Colite Microscópica / Colite do Colágeno
Doenças Nervosas
Osteomalacia e Osteoporose
Estomatite Aftosa Recorrente (aftas)
Espru Refratário
Síndrome de Sjogren
Doenças da tireóide (auto-imune)
Úlcera Jejunoileal
  
  Também tem uma lista enorme de doenças possivelmente associadas se quiser visualizá-las click aqui.

A listagem de doenças associadas a Doença Celíaca e as possivelmente associadas e mais as doenças auto-imune comumente associadas, completam uma lista enorme e assustadora que demonstram, o quanto o diagnóstico e principalmente a dieta isenta de glúten são importantes para os celíacos.
Se de repente alguma pessoa ficar perguntando a respeito da composição, ou ingredientes presentes em um alimento, não significa que ela queira copiar sua receita e nem é " Fricote". Portanto se você tem restaurante ou outro estabelecimento que comercialize produtos alimentícios, seja compreensivo, pode ser que  ela tenha "apenas" uma necessidade especial que  deverá ser respeitada, para manter sua saúde.

Abaixo estão os links das Acelbras por Estados/Municípios



Nenhum comentário:

Postar um comentário